Envelhecimento Saudável


A vaidade e a saúde física não são os únicos motivos para se jogar em uma dieta.
Um estudo alemão publicado na revista PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences) comprova que o corte no consumo de calorias é capaz de gerar significativa perda de peso e redução no índice de massa corporal mas também pode aumentar a memória.
A pesquisa confirma resultados de estudos anteriores feitos com ratos. Testes haviam mostrado que dietas pobres em calorias e ricas em ácidos graxos insaturados – como os encontrados no azeite de oliva e em peixes – ajudaram a melhorar o desempenho da memória dos animais no envelhecimento.
Para verificar se os mesmos efeitos ocorrem em humanos, pesquisadores da Universidade de Münster, na Alemanha, selecionaram 50 idosos saudáveis (21 homens e 29 mulheres), com idade média de cerca de 60 anos, alguns com peso normal e outros em excesso.
Os participantes foram divididos em três grupos. Para o primeiro, foi prescrita uma restrição no consumo de calorias de até 30%. O segundo foi submetido a um aumento no consumo de ácidos graxos insaturados de até 20%, sem que a ingestão de gorduras totais fosse alterada. O terceiro não sofreu alterações na dieta.
Antes das intervenções alimentares e três meses depois, os pesquisadores avaliaram a função cognitiva dos indivíduos. Após a dieta o resultado foi um aumento significativo dos registros de memória verbal para os que fizeram a restrição calórica. Os outros dois grupos não mostraram mudanças significativas na memória.
Segundo os pesquisadores, esse aumento no desempenho da memória está relacionado com uma redução da atividade inflamatória e quedas nos níveis de insulina e da proteína C-reativa – que foram mais pronunciadas em indivíduos com melhor adesão à dieta.
Com isso temos um caminho para a investigação do papel da insulina e de inflamações no declínio cognitivo relacionado ao envelhecimento. Esse estudo pode ajudar a gerar novas estratégias de prevenção para manter as funções cognitivas na velhice.

Comentários

Postagens mais visitadas