The Who, 50 anos.


Em setembro de 1964, no Railway Tavern em Harrow Wealdstone, na Inglaterra, Pete Townshend destruiu sua primeira guitarra durante um show. Esse foi o "batizado", o surgimento oficial da lendária banda The Who, um dos monstros sagrados da história do rock.


Formada originalmente por Pete Townshend (guitarra), Roger Daltrey (vocais), John Entwistle (baixo) e Keith Moon (bateria), o The Who se tornou famoso à princípio pelas canções rebeldes, a guitarra nervosa de Townshend e a quebradeira de instrumentos a cada show.






Os dois primeiros sucessos da banda vieram em 1965 com os singles I Can't ExplainAnyway, Anyhow, Anywhere. Ainda no mesmo ano veio o álbum My Generation. Até então o The Who tinha uma pegada surf music, provavelmente por influência de Moon, além de uma sintonia muito forte com a estilosa garotada do movimento Mod.







No álbum de 1966 a banda começa a desenvolver sua própria identidade. A Quick One traz pela primeira vez faixas que narram uma história. É a primeira ópera rock e também o primeiro épico progressivo.
Em 1967 vem The Who Sell Out, o histórico e super conceitual álbum composto como a programação de uma rádio pirata, com direito a jingles e tudo. Esse disco foi o embrião da primeira ópera rock completa e de sucesso comercial, Tommy, de 1969. 



O polêmico álbum duplo e capa tripla com design de Mike McInnerney, figura em todas as listas os 100 discos mais importantes de todos os tempos. Pinball Wizard, também lançada como single, foi a canção de maior sucesso, posteriormente regravada por Elton John para o filme de 1975, dirigido por Ken Russel e estrelado por Roger Daltrey.



Às 5 horas da manhã de 17 de agosto de 1969, o Who apresentou a ópera rock Tommy para o público do lendário de Woodstock. Era uma das apresentações mais aguardadas o festival . A histórica performance durou 65 minutos.



Após o fracasso de um projeto multimídia de Townshend, eles lançam em 1971 seu álbum mais icônico, Who's Next, eleito por fãs e críticos o melhor disco da banda. Este álbum é o 28° na lista dos “500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos” da revista Rolling Stone.





Na sequência vieram Quarophenia (1973), The Who by Numbers (1975) e Who Are You (1978). Os problemas decorrentes do uso de drogas já eram bastante perceptíveis nos trabalhos da banda e se agravaram após a morte de Keith Moon em 1978.



Com Kenney Jones na bateria, a banda lança Face Dances (1981) e It's Hard (1982), dois trabalhos que beiram o pop. Agradaram a crítica mas são ignorados pelos fãs das radicais. Em 1983 Townshend anuncia oficialmente o fim do Who. A banda se tornou uma lenda viva se reunindo para alguns shows lendários como no Hyde Park de Londres (1996) ou participando de eventos grandiosos como o show do intervalo do Super Bowl XLIV no Dolphin Stadium (2010).
John Entwistle morreu em 2002 vítima e uma overdose. Pete Townshend e Roger Daltrey continuam com suas apresentações eventuais sempre com muito sucesso.











Comentários

Postagens mais visitadas