Boo Saville


A inglesa Boo Saville é uma artista contemporânea que domina várias técnicas e é famosa por sesus trabalhos de manipulação de imagem e formas de impressão. É conhecida também por sua inspiração em corpos em decomposição após a morte.









0 comentários:

Robôs: O Futuro Foi Ontem


No passado imaginava-se os robôs como escravos mecânicos, capazes de fazer todos os serviços de maneira eficiente e rápida, para que nos humanos pudéssemos  viver em um eterno e doce far niente.
Houve até quem fizesse previsões terríveis como a revolta dos robôs que, mais inteligentes que o próprio homem, dominariam o mundo e escravizariam a humanidade. Lembra de Hal, o robô super inteligente e rebelde de Stanley Kubrick em “2001, Uma Odisséia no Espaço” (1968)? Ou então Gort, o assustador robô de “O Dia Em Que A Terra Parou” de Robert Wise (1951)?


Os robôs hoje são uma realidade em diversos segmentos da indústria mas nem eles se tornaram super inteligentes e revoltosos, nem o homem conseguiu viver só de sombra e água fresca. As previsões que mais se aproximaram da realidade do século XXI são as do filme “Metrópole” (1927), de Fritz Lang, que mostra a robotização do próprio homem personificada na figura do androide Maria.
O cinema imortalizou uma série de personagens robôs como os impagáveis C-3PO e R2-D2 de “Star Wars” (George Lucas, 1977) e a super sexy Pris vivida por Darryl Hanna em “Blade Runner” (Ridley Scott, 1982).
Graças ao cinema e à literatura os robôs se tornaram cult e foram libertados dos trabalhos repetitivos e maçantes para se transformarem em arte, em conceito que busca a reprodução da forma humana através materiais e objetos cotidianos. Sem dúvidas uma metáfora sobre o homem do nosso tempo, caracterizado por aquilo que produz e possui.


Apaixonado desde a infância por seus robôs de brinquedo, o norte americano Terry Collier transformou-se em um escultor que recria a realidade com seus personagens mecânicos, inserindo-os em um contexto humanizado onde constituem família, têm filhos e até se tornam viciados em drogas.





O também norte americano Damon Drummond, também conhecido como Ultrajunk, usa o mesmo processo de produção para suas esculturas com uma preferência bastante nítida por peças de design vintage.
A partir de queimadores de fogão, faróis de bicileta, pernas de mesas e outras garimpagens de ferro-velho & depósitos de sucara de Ohio, Drummond dá forma a seres de um universo junk e melancolicamente poético.





O artista plástico, designer e contador de histórias Mike Slobot criou uma grife para seus personagens pop-retro-futuristas, super coloridos e até utilitários.  Uma boa parte deles têm uma incompatível atração pela água e surgem com equipamento de mergulho e até mesmo com pranchas de surf. E você pode comprá-los pela loja virtual no site do artista.









Você pode comprá-los pela loja virtual no site do artista. E como não desejar a versão robô de Bart Simpson criada por Slobot?





0 comentários:

Foto do Dia: Gilles Deleuze


0 comentários:

Os Super Heróis Renascentistas de Sacha Goldberger


Como seriam nossos super heróis e super vilões se criados no século XVI? O Incrível Hulk seria um duque? Como Van Eyck teria retratado Branca de Neve?

hk
Esse delírio renascentista do fotógrafo francês Sacha Goldberger deu origem ao ensaio Super Flemish, onde ele transporta no tempo os ícones da nossa infância confrontado-os com a estética de grandes artistas da escola flamenga.
SuperHerosFlamands_Joker_RGB1998_006-copy
Conhecido fotógrafo de moda, Sacha demonstra nessa série conhecimento e domínio sobre o uso de técnicas do século 17, contrapondo com precisão luz e sombra para ilustrar a nobreza e a fragilidade dos personagens super-poderosos.

Essa confusão entre épocas tão distintas e distantes revela também um lado melancólico característico de todos os seres tirados de seu habitat natural e confinados a uma realidade onde seus super poderes (ou sonhos) se tornam inúteis ou impossíveis.
15_07_13_Super-Héros-Flamands-_21_darkvador_1293_05
SuperHerosFlamands_Ironman_RGB1998_011 SuperHerosFlamands_Batman_RGB1998_011 SuperHerosFlamands_Superman_RGB1998_031 15_07_13_Super-Héros-Flamands-_16_spiderman_0827_08 15_07_13_Super-Héros-Flamands-_04_Wolverine_0194_04 SuperHerosFlamands_Robin_009 SuperHérosFlamands_Wonderwoman_21 SuperHérosFlamands_GreenLantern_008
Expostos no Grand Palais, em Paris, de 13 a 16 de novembro, as fotos agora são o grande hit da internet.
SuperHerosFlamands_Leia_RGB1998_018 Convention_STBENOIST_STORMTROOPER30343_06 Convention_STYODA30497_10 15_07_13_Super-Héros-Flamands-_05_blanche_neige_0376_0715_07_13_Super-Héros-Flamands-_20_alice_1164_04
SuperHerosFlamands_CatwomanFace_009

0 comentários: