MODA & DESIGN Com Conceito de Arte


Não consigo imaginar a moda ou o design como outra coisa que não seja arte. Se não for arte, não é moda e não é design. Torna-se qualquer outra coisa e aí realmente não me interessa, não me faz parar para apreciar e pensar.
E quando a arte ultrapassa os limites do que é convencionado como belo e facilmente digerível, quando a arte se torna algo desafiador, aí realmente ela se firma como Arte, com “a” maiúsculo.




Sruli Recht, é um criador estabelecido na Islândia que não cabe dentro de nenhum quadrado. Sua criatividade se manifesta das mais diversas formas: na moda, no design de objetos, joalheria, nas artes visuais... Recht não se acomoda nem dentro dos conceitos de arte. Ele não tem limites.


Como quando extraiu de seu próprio abdômen um pedaço de pele com pelos e, depois de salgá-la e dar um banho de bronze, envolveu-a em uma base de ouro 24 k. para fazer o anel símbolo da coleção anthropodermic.


Nascido em Jerusalém e formado em Design de Moda pela Universidade RMIT em Melbourne, Recht morou por algum tempo em Londres, onde trabalhou com Alexander McQueen. Depois estabeleceu-se em Reykjavík, na Islândia, onde vive e trabalha atualmente.



Conhecido pelo uso de materiais pouco convencionais - como o colete feito com a pele translúcida de um bezerro natimorto e os sapatos de parafina resfriada, ou ainda sua icônica jaqueta de madeira e os chinelos de vidro soprado - Recht é normalmente definido como ousado e polêmico.


A maioria das peças de Recht são únicas, como são as obras de arte. Ao contrário de seus contemporâneos, ele não almeja a produção em série e as grandes massas. Mas como vivemos em um mundo onde a importância de uma obra de arte se mede pelo seu valor de mercado, o anel com a pele e os pelos da barriga de Recht, por exemplo, está avaliada em 350 mil euros.









http://srulirecht.com/





Comentários

Postagens mais visitadas