The Clock, O Tempo Real


Sejam quais forem os recursos para narrar a passagem do tempo nas histórias, a sensação que sempre ficou para mim é a de lacunas ou a supressão de fatos ou detalhes que nunca saberemos.
Mesmo em séries de TV, onde a nossa relação com a obra se estende por bem mais que 120 minutos, nunca estaremos presente em todos os momentos do dia dos personagens.


No cinema, assim como na vida, o tempo é sempre sacrificado para a construção da nossa história. No final o que fica mesmo são os fatos mais relevantes e as trivialidades caem no abismo do esquecimento. Não resistem ao tempo.


O artista visual Christian MarClay, em sua video-instalação "The Clock", inverte esse "roteiro", juntando em uma edição primorosa milhares de fragmentos de filmes e privilegiando a contagem do tempo sem contar uma história. Ou contando várias ao mesmo tempo, visto que cada cena pode nos remeter a um filme, um ator ou um lugar.


Com 24 horas de duração, "The Clock" é uma experiência cinematográfica onde todos os fragmentos de filmes exibem de alguma forma a hora rigorosamente sincronizada com a hora real do lugar onde está sendo exibida. Ou seja, se você entrar na sala de exibição exatamente às 12h05, na tela estará uma cena de "Gigolô Americano" em que o relógio mostra exatamente esse horário.
Trata-se de uma outra maneira de interpretar a expressão "tempo real", muito popular na nossa atualidade. O artista levou vários anos pesquisando, compilando, colando e editando esse trabalho que nos deixa completamente fascinados com a sutileza e complexidade deste trabalho, bem como nos faz refletir sobre essa relação que temos com o tempo.


E essa relação também varia de acordo com a nossa idade. Pela reação que observei no público confortavelmente instalado em elegantes sofás brancos, os mais velhos apreciam a obra por mais tempo e com mais interesse que os mais jovens.
Notei também cinéfilos em disputas pessoais tentando reconhecer o maior número de cenas possível. O que não deixa de ser um excelente exercício de auto-avaliação da cultura cinematográfica de cada um.

Meu amigo Fabio Teixeira e eu entrando para ver "The Clock", a vídeo-instalação de Christian MarClay.

A obra de Christian Marclay está em exibição no novo e belíssimo prédio do Instituto Moreira Salles, em São Paulo, até 19 de novembro, de terça a domingo, das 10h às 20h. Projeções especiais das 10h de sábado às 20h de domingo, ininterruptas.



O Instituto Moreira Salles fica na Avenida Paulista, 2424.

Comentários

Postagens mais visitadas