Circonjecturas


Circonjecturas é a primeira grande exposição individual do jovem artista plástico paranaense Rafael Silveira que, aos 38 anos de idade, se consagra como um dos maiores nomes da arte contemporânea brasileira.
Com curadoria de Baixo Ribeiro, sócio-fundador da galeria paulsitana Choque Cultural, esta exposição estreou com sucesso absoluto no Museu Oscar Niemeyer em Curitiba, e está agora em São Paulo, no Centro Cultural FIESP, onde fica até 06 de maio.


Ao todo são 40 obras do artista que nos fazem mergulhar em um universo de sonhos surreais, onde referências diversas como circo, tatuagens, botânica, anos 50, cultura pop e a cena underground se misturam em pinturas, esculturas e instalações que usam as mais variadas técnicas, incluindo pintura, lambe-lambe, tecelagem, bordados e até design de mobiliário.


O mergulho no universo de Rafael Silveira começa com as boas vindas de um mosntro com dentes de piano. Ele é o guardião de um corredor escuro, fechado por grossas cortinas de veludo, onde grandes óculos com lentes e cores psicodélicas produzem um efeito hipnótico, antes de nos lançar em um mundo onde predominam os tons pastéis e o jogo de luz e sombras, em um verdadeiro circo de ideias geniais.






Figuras simpaticamente bizarras retratadas em situações pouco convencionais, aparecem em molduras surpreendentes. Peças de mobiliário transformadas em caixa de mágico, um grande robô retrô-pop de muitas faces, um imenso sorvete de casquinha derramado que se transforma em sofá e vasos com plantas impossíveis, preenchem o grande espaço que termina em uma galeria de horrores delicadamente confeccionados em tecidos bordados e que brincam com suas próprias sombras.


Leve e divertida mas com toda a importância de uma obra coesa e realmente significativa no cenário contemporâneo, Circonjecturas agrada todos os públicos, independentemente da idade ou da familiaridade com as artes visuais.


_________________________________________________


O Centro Cultural FIESP fica na Av. Paulista, 1313, São Paulo/SP e o horário de funcionamento é de terça a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 10h às 20h.
Entrada gratuita.


Comentários

Postagens mais visitadas